sábado, 17 de janeiro de 2015

Merendeiras

Merendeiras....

Todas as que conheci eram matronas. Grandes, de braços fortes e olhar severo. Todas tinham cara e jeito de mãezonas. E se comportavam como se de fato fossem mães do mundo inteiro...Gostavam de ralhar por tudo e espalhar lições de vida para todo lado - Oh, menino, não estraga a comida que tem muita gente passando fome! Dê graças a Deus que você tem o que comer!

Só tenho lembranças boas de merendeiras...

Eu não tinha dinheiro para comprar lanche. Também não tinha muito o que levar de casa.... A escola era muito longe. Qualquer coisa que eu levasse ficava logo com gosto de ontem...Isso quando não estragava....

Só uma vez, minha mãe me deu um dinheirinho e eu achei o máximo. Fui para a cantina toda prosa e depois de passar o recreio todo na fila, descobri que o dinheiro só dava para um item. Ou sanduíche ou refrigerante.... E nem era tão bom assim....

Sem cantina e sem lanchinho de casa, logo criei apego aquelas senhoras gorduchas. Elas salvavam meu dia! Eram a solução simples e prática para o meu problema.

A primeira vez que pedi para repetir tomei um sonoro não! "Vocês ficam aí pedindo mais, depois não comem.... Aí os outros que vem depois ficam sem merenda. E eu? Com que cara eu fico???? Morri de vergonha! Ela não me conhecia ainda, nem eu a ela. Mas, isso logo mudou....

Da outra vez que pedi para repetir era mingau de aveia....huuummm... meu favorito! Oh, tia, só mais um pouquinho..... Tá tão gostoso......

Eu vi aquela matrona se desmanchar num sorriso bondoso... Então descobri um segredo importante! Elas adoram quando elogiamos a comida!!! Daí em diante nunca mais fiquei sem meu "bis". Eu ficava num cantinho , para ninguém "reparar" e comia bem quietinha. A merendeira me olhava de rabo de olho... e quando eu terminava já vinha me perguntar se eu queria mais.... As vezes eu não pedia, mas nunca dizia que estava ruim! Assim, ela nunca descobriu o quanto eu odiava macarrão-com-salsicha e arroz-com-sardinha!!!!!!!

Uma vez virei o mingau em cima de mim.. Não sei como fiz isso, mas quando eu vi, lá estava eu...toda melada....Foi a primeira vez que entrei na cozinha. Aquele era um recinto proibido. Eu já tinha tentado entrar antes e fui expulsa com uma sonora bronca!

Dessa vez, ela mesma me levou. Ficou com medo que eu tivesse me queimado. Eu chorava de vergonha e de medo de não poder comer mais.... Justo naquele dia era mingau de aveia....o mais gostoso de todos!

Mas a bondosa senhora não só cuidou de mim e deu um jeito no meu uniforme que estava imprestável, como me serviu uma segunda porção bem generosa!

Passei sete anos no mesmo colégio. Foram centenas de visitas aquele refeitório. Quando cheguei, eu mal alcançava o balcão. Quando saí, já era quase uma mulher.

Quanta coisa aprendi com aquelas matronas. Elas eram muito limpas. Muito disciplinadas. A merenda sempre estava posta a tempo e antes do fim do turno, tudo já estava limpo e arrumado. Eram panelas enormes, colheres imensas. Não sei como davam conta.

Hoje, estive em um evento de voluntariado em uma escola no interior de São Paulo. As merendeiras foram convocadas pela prefeitura para ajudar. Na hora do almoço, os organizadores me convidaram para comer com eles. E lá estava eu, de novo, na fila da merenda! Um pratinho, uma colher, um copinho de suco e uma laranja para cada um. - Eu sou vegetariana, tem opção para mim? - Tem sim! O feijão está sem carne e tem ovinho frito!

Uma delícia! Eu me lembrei do meu colégio e de como eu gostava quando tinha arroz, feijão e farofa. Esse não podia repetir, porque não sobrava nada!

Quando fui devolver meu pratinho, para não perder o hábito, elogiei o feijão. E vi de novo aquele lindo sorriso de cozinheira satisfeita. Era uma negra fortona que me abriu uma risada alva  muito bonita. Logo espalhou a notícia e tratou de chamar as outras. Olha, ela gostou do feijão!!! Olha, quem fez foi aquela ali oh!

É que a gente faz com amor, disse uma delas em meio a risadinhas se satisfação.

Eu agradeci a todas e fiquei comovida com a reação delas a um simples elogio.

Cozinheiras. Merendeiras. Mães. Anjos. Obrigada por serem tão especiais.

Vocês não imaginam o quanto contribuem para a saúde e a qualidade de vida de milhares de crianças por esse Brasil afora.


link para a foto

Dia 3 de abril é dia da merendeira. Lembre de ensinar seu filho a respeitar essa segunda mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita um café? Adoraria que você participasse da conversa. Expresse aqui sua opinião.