domingo, 1 de janeiro de 2012

2012

Hoje é o primeiro dia do ano. Acordei cedo. A casa ainda está quieta. Ouço apenas o vento,  um bem-te-vi que fez seu ninho na varanda e minha cachorra que late para qualquer coisa estranha que se move no quintal. Aliás, foi ela quem me acordou. Agora está quieta. Acredito que latiu apenas para me arrancar da cama!

Minha família dorme. Dou uma olhada neles e penso: Que bom que existem. Que bom que estão aqui. Dormem tranquilos. Alheios ao bem-te-vi, ao ninho e aos latidos da minha inquieta Ona.

Já que acordei, decidi escrever. Há quem reflita em silêncio. Há quem reflita falando. Há aqueles que pensam quando lêem. Eu, penso escrevendo.

Enquanto pensamentos diversos me vazam pelos dedos, reflito sobre o Ano Novo. Embora seja apenas mais um dia no calendário, a gente sempre deposita muitas expectativas  no 01 de Janeiro. Achamos que por alguma mágica, o dia será diferente dos milhares de dias que já vivemos antes deste. É claro que ele é sempre melhor que os outros 01 de janeiros que já passaram por nós. É um dia místico. É um dia bom.

É dia de fazer as mesmas perguntas de sempre: Como vai ser Ano? Como será o amanhã? Como vai ser o meu destino? O que vai acontecer com o mundo? Será que acaba mesmo?

Não sei. Podemos consultar os búzios, as cartas, as estrelas, perguntar para os sábios ou tentar adivinhar sobre uma bola de cristal. A resposta não estará lá. Ela está aqui. Comigo e com você.

O Ano será tão bom quanto nós formos capazes de fazê-lo assim.

Sabe aquelas resoluções de Ano Novo que todos os anos fazemos sob o efeito evaporativo do espumante?Quem sabe se colocarmos no papel, deixem de ser sonhos para se tornar objetivos? Quem sabe assim, acabam virando realidade?

Acabei de pegar meu caderninho para escrever ali tudo o que quero para 2012. Casa, trabalho, família, relacionamentos. Uma página para cada dimensão da vida. É gostoso colocar no papel. Parece que só de escrever, as coisas já começam a se materializar.

Platão dizia que tudo o que agora existe, já existia antes no mundo das ideias. Eu não conheço esse tal mundo, mas imagino um paraíso multicolorido em que as ideias viajam livres pelo ar. Elas ficam lá... Esperando ser captadas por alguém. Numa manhã silenciosa como essa, uma mente quieta pode conseguir conectar-se a este mundo imaginário....

Vamos ideias... venham.... Ou melhor, deixem-me ir até vocês.

Uma vez conectados, é só ficar observando e capturar aquelas que lhe parecerem mais agradáveis. Acabo de captar as minhas. Tratei de colocá-las no papel para que não fujam mais. Isso equivale a pegar uma semente trazida pelo vento e plantar num vaso. Neste momento, a ideia passa do estágio de sonho para o de 'objetivo'. Ainda me parece invísível. Mas sei que está lá. Não esqueço dele, ainda que não possa vê-lo.

Plantei várias sementes. Em diversos vasos. Agora, cabe a mim regar, dar alimento e cuidar deles todos os dias. Até que floresçam.

Quando os objetivos brotam, eles viram metas. Agora já posso medir. Quantos centímetros cresceram? Quantas folhas brotaram? Quanto avançamos em nosso plano? Talvez seja preciso podar um pouco. Talvez a planta seja grande demais para o vaso que comprei. Talvez, ao contrário, eu precise de um vaso menor.

Oops!! Apareceu uma erva daninha, um desvio de percurso, uma seca muito braba ou uma chuva torrencial. É preciso proteger as plantinhas. Ainda são frágeis. Podem morrer se eu não tiver cuidado! Não posso desistir delas, agora que mais precisam de mim!

Cresceram e agora já dão frutos, ou flores, ou simplesmente estão no auge da sua folhagem. Chegaram os resultados. Pode ter havido dificuldades passageiras. Pode ter sido necessário redimensionar os planos. Mas aí estão elas. As plantas. As respostas. O produto do que antes era 'apenas' uma ideia..

Agora, não vá plantando couve esperando colher abacaxis!!! Escolha bem sua ideia. E não seja tão rigoroso consigo mesmo. Você pode mudar se quiser. Só não mate uma ideia.  Isso não se faz! Devolva-a ao mundo do sonho. Talvez hoje ela não lhe sirva, mas quem sabe amanhã...

Agora, dá licença vou regar meus vasinhos para que minhas plantinhas cresçam fortes e saudáveis.

Feliz Ano Novo! Muitas ideias, objetivos, metas e resultados para todos!

2 comentários:

  1. Correção feita a tempo! Quem defendia o mundo das ideias era Platão, não Aristóteles, como citei na primeira versão deste post. Aristóteles era o feijão. Platão, o sonho.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Lu! Belas palavras, ótima leitura! Vamos plantar nossos sonhos e cultivar nossas plantinhas! Um beijo, amiga!!

    ResponderExcluir

Aceita um café? Adoraria que você participasse da conversa. Expresse aqui sua opinião.