sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Estamos precisando do centésimo macaco

...Logo todos os macacos do mundo estarão lavando batatas.....

Finalmente temos o poder de mudar o mundo, embora não tenhamos nos dado conta disso ainda.

Temos o poder na ponta dos dedos. Estamos há um "clique" de uma manifestação gigantesca; uma festa memorável ou um ato de solidariedade.

Com todo esse poder nas mãos ainda me pergunto: o que falta para acabar com a fome no mundo? O que falta para acabar com a corrupção em Brasília? Por que seres humanos ainda matam seus semelhantes?

Não falta nada! A faca e o queijo estão em nossas mãos! Não depende do Governo, nem de Deus, nem da Natureza. Cada um já fez a sua parte.

Falta a minha parte... e a sua...

Recentemente eu ouvi uma história sobre criação de hábitos muito interessante. Reza a lenda que um dia um macaco de uma ilha isolada resolveu lavar suas batatas antes de comer. O símio logo percebeu que o quitute ficava mais gostoso e ensinou aos seus colegas. Um foi mostrando para o outro como fazer e logo todos os macacos da ilha estavam lavando suas batatas. Curiosamente, após um certo tempo, os macacos de outras ilhas também se puseram a repetir o novo hábito, apesar da separação geográfica impedir o contato entre essas populações.

Os pesquisadores criaram a teoria do "centésimo macaco" para explicar esse fenômeno. Com base nela, acredita-se que quando um número ótimo de indivíduos adquirem um novo hábito, logo todos os demais indivíduos o repetirão, mesmo que não haja contato entre eles. É como se a corrente do bem se espalhasse pelo ar, em ondas eletromagnéticas....

Estamos precisando do 100° macaco. Tem fome demais no mundo. Violência demais. Intolerância demais. Sofrimento demais. Desigualdades demais.

Vamos começar com pequenos gestos. Pequenas doações de tempo e atenção para quem precisa, fazer coleta seletiva, dar bom dia ao porteiro, parar de desperdiçar comida, respeitar as leis de trânsito, doar sangue....

Pequenas atitudes podem melhorar o dia de alguém que você nem conhece.

Pode ser retirar sua bandeja da mesa da praça de alimentação após terminar de comer - esse eu aprendi com um colega do trabalho e já adotei. - Um simples ato de civilidade com quem vai usar a mesa em seguida. Uma atitude de cooperação com quem tem quem manter todas aquelas mesas limpas.

Podemos dizer "não" aos pequenos delitos que tornam nosso país um dos mais corruptos do mundo. Não subornar o guarda, não comprar produtos de procedência suspeita, não trafegar pelo acostamento, não mentir no imposto de renda.... Quem sabe um surto de honestidade se espalha pelo Brasil e "contamina" Brasília?

I know. I'm a dreamer. But I'm not the only one.....

Quem sabe um de nós pode ser o centésimo macaco?


Para saber mais sobre a historinha: O centésimo macaco

Fonte da foto: http://adnuntiatum.blogspot.com.br/2010/03/conspiracao-espiritual.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita um café? Adoraria que você participasse da conversa. Expresse aqui sua opinião.