sábado, 24 de maio de 2014

Tempo de Votar - Do que o Brasil precisa?

Pessoal, este é um ano de eleição. Precisamos escolher nossos candidatos com muito cuidado.
O que é importante para você? O que você acha que falta ao Brasil?

Eu acredito que o Brasil tem sérios problemas de infraestrutura. Sinto que estamos "construindo uma casa na areia". Esse pseudo-crescimento não é sustentável, se não houver investimentos na base. Logo logo os gargalos vão aparecer e brecar nosso desenvolvimento.

Onde eu penso que falta alicerce?

1 - Educação - Não quero cotas. Não precisamos de cotas. Precisamos de educação básica de qualidade, para que todos aqueles que queiram estudar possam fazer o curso que desejarem, onde desejarem, desde que se esforcem. Precisamos de universidades de excelência, com infraestrutura decente, para que nossos jovens possam desenvolver seu potencial. Precisamos de parceria público-privada. Universidades públicas e privadas devem entender o que a Sociedade precisa e desenvolver projetos que ajudem o país a crescer.

2 - Logística - Não consigo entender porque um país deste tamanho não é todo cortado por ferrovias. Imaginem se toda a produção pudesse escoar diretamente da fábrica para os portos e dali para outros países.Ou se houvesse pontos específicos, próximos ao mercado consumidor, onde caminhões levariam a carga da estação ferroviária aos devidos pontos de venda e distribuição, por distâncias curtas e em rotas exclusivas. Imaginem!

3 - Transporte de massas - Que vergonha este país não ter metrô ou trem decentes nas suas principais capitais. Que vergonha ver as vias lotadas de carros e motos, perda de tempo no trânsito e consequente perda de produtividade. Em um dia normal, um cidadão normal gasta de 3 a 4 horas no trânsito, para trabalhar 8 horas. Isso é um absurdo!

4 - Energia - Os desafios são muito grandes, mas não são impossíveis. Fomos pioneiros da energia renovável com o Pro-álcool na década de 70. Hoje, os EUA já nos superaram em produção de álcool. E olha que eles usam o milho. Nossa cana de açúcar tem muito mais potencial! Temos biomassa, temos quedas d'água. Temos um potencial imenso!

Sugiro analisarmos com calma as propostas de Governo dos candidatos e escolher aqueles que estão mais alinhados com o que acreditamos ser importante para o Brasil. Depois, cobrar dos eleitos que cumpram suas promessas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceita um café? Adoraria que você participasse da conversa. Expresse aqui sua opinião.